Lista Seminários DEEI

Seminários do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática

https://listas.ualg.pt/wws/info/seminarios-deei
Quando: Quintas-feiras, entre as 13h30 e as 14h30
Onde: CP Anf. D

Próximo


19 de Maio de 2016
Tema: Tecnologias em Acústica Submarina: aplicações
Orador: Doutor Cristiano Soares e Doutor Friedrich Zabel
MarSensing Lda. Centro Empresarial Gambelas,
Campus de Gambelas, Pavilhão B1,
PT-8005-139 Faro, Portugal

Resumo: A Acústica Submarina é hoje uma área de conhecimento multi-disciplinar que se divide entre aplicações civis e militares, que na última década definitivamente saiu da academia para o mundo comercial dos produtos e serviços. Nesta apresentação falaremos de alguns produtos e serviços, e respetivas aplicações, nas quais a MarSensing centrou a sua atividade desde a sua fundação em 2007.

Seguintes

Os seminários do DEEI terminam com o fim do ano letivo.

Anteriores


Data: 17 de Setembro de 2015
Tema: O DEEI e o futuro
Oradores: Prof. Doutor Pedro Guerreiro

Data: 24 de Setembro de 2015
Tema: Acústica Submarina: ponto de encontro entre a Física e o Processamento de Sinal
Oradores: Prof. Doutor Orlando Rodriguez

Data: 01 de outubro de 2015
Tema: The usage of Artificial Intelligence for brain lesion detection
Oradora: Elmira Hajimani (PhD student)

Data: 08 de outubro de 2015
Tema: Data Selection for Energy Consumption Predictive Model in Buildings
Orador: Hamid Reza Khosravani (PhD student)
Abstract by the author:
In my presentation I am going to first talk about energy challenges in the world. Afterwards I will propose three policies to deal with these challenges. One of these policies would be using predictive models. Then I will talk about different types of predictive models and will narrow down to AI predictive models. Then I will explain the challenge of date selection to build these models. Afterwards, the notion of Convexhull will Be Explained. Our proposed approach, Approxhull, for solving the problem of data selection is based on this notion.
Approxhull is an algorithm which select convex points in a high dimensional data set and has overcome the limitation of already existing algorithms in terms of memory requirement and run time.

Data: 15 de outubro de 2015
Tema: Ferramentas gráficas, dinâmicas e interativas para o estudo de funções reais de variável real: o conceito F-Tool
Orador: Profª Doutora Ana Conceição
Departamento de Matemática
Resumo No Ensino da Matemática e, em particular no estudo de funções, a recomendação para a utilização de software educacional tem como objetivo, entre outros, ajudar a ultrapassar as dificuldades que os alunos têm em associar as representações algébricas com as representações numéricas e/ou gráficas. O conceito F-Tool foi criado (Conceição, Pereira, Silva, & Simão, 2012) 1 com o objetivo de melhorar o processo de estudo de classes de funções reais de variável real. O software educacional implementado com base neste conceito permite estudar dinâmica e interativamente, e em tempo real, conceitos e propriedades fundamentais do pré-cálculo e cálculo diferencial. A sua utilização permite estabelecer um contexto de ensino-aprendizagem onde alunos e professores são igualmente convidados a contribuir. Todas as ferramentas foram implementadas com recurso ao sistema de álgebra computacional Mathematica, o que permitiu criar aplicações autónomas, que podem ser obtidas gratuitamente e utilizadas por qualquer pessoa com acesso a um computador. Todas as F- Tool têm uma interface muito intuitiva que permite que até mesmo o utilizador mais inexperiente, sem nenhum conhecimento anterior em software educacional, possa começar a usar todos os recursos de uma forma eficiente.
O seminário inclui informação sobre todas as F-Tool atualmente implementadas em computador, desde o modo de obtenção até aos vários modos de utilização, com explicação e exemplificação dos diversos conceitos matemáticos que cada ferramenta permite explorar. Os exemplos fornecidos foram concebidos para ilustrar como a utilização das aplicações pode inovar de forma positiva a experiência didática dos alunos e professores, promovendo uma abordagem de aprendizagem ativa onde a apropriação de vários conceitos fundamentais é realizada de uma forma dinâmica e interativa.

22 de outubro de 2015
Tema: Academia CISCO FCT e os cursos CCNA
Orador: Prof. Doutor José Bastos
Resumo: A Academia CISCO FCT (http://intranet.deei.fct.ualg.pt/cisco/) tem por objectivo oferecer aos alunos do DEEI conhecimentos profissionais na área das redes locais e da interligação entre redes, oferecendo o curso CCNA Exploration (http://www.cisco.com/web/learning/netacad/downloads/pdf/CCNAexplorationDS.pdf ).
Neste seminário apresentam-se os 4 módulos (1-Conceitos de Networking, 2-Protocolos e Conceitos de Routing, 3-LAN Switching e Wireless, 4-Acesso à WAN), bem como o ambiente de tutoria electrónica, o simulador "Cisco Packet Tracer", e o equipamento que a Academia utiliza no laboratório.


Data: 29 de outubro de 2015
Tema: Introdução à ferramenta Jupyter Notebook
Orador: André Oliveira, finalista de LEI
Resumo: Neste seminário vou dar a conhecer a ferramenta Jupyter Notebook, uma ferramenta Open Source utilizada por várias empresas, alunos e investigadores, e que permite criar documentos que agem como um registo completo e reprodutível compostos for equações, imagens, gráficos gerados a partir de dados estáticos ou dinâmicos, código, texto e vídeo que podem ser exportados para HTML, LaTeX ou Markdown.


Data: 5 de novembro de 2015
Tema: Introduction to MongoDB
Orador: Mwai Karimi, (MEI student)
Abstract: MongoDB is a document database that provides high performance, high availability & easy scalability. MongoDB eschews the traditional table-based relational database structure in favor of JSON-like documents with dynamic schemas making the integration of data in certain types of applications easier and faster. MongoDB is free and open-source software.

Data: 12 de novembro de 2015
Tema: Reestruturação do Centro de Dados da UAlg
Orador: Joel Guerreiro – Diretor dos SI


19 de novembro de 2015
Tema: O Treino desportivo com pulsómetro
Orador: Dr. Vitor Cunha
Resumo: A apresentação incidirá em como treinar com o pulsómetro no treino de alto rendimento, ou seja como o uso de uma tecnologia se torna e é bastante útil, eficiente e imprescindível no treino de atletas de alta competição em diversificados desportos nomeadamente no atletismo, ciclismo, natação, entre outros, e em como as novas tecnologias estão presentes no desporto profissional de alto rendimento.

26 de novembro de 2015
Tema: Desenvolvimento de um sistema de informação para tomada de decisão a partir de dados hidrológicos
Orador: Jonathau Nau, estudante de LEI, Erasmus
Resumo: O município de Brusque, localizado em Santa Catarina – Brasil, é castigado em períodos de muita chuva, nesses períodos o rio que corta a cidade aumenta seu volume e acaba atingindo os comércios e as moradias, causando enormes prejuízos.
Como forma de alertar os habitantes da cidade, foram criadas as estações de telemetria para medir o nível do rio e da chuva em tempo real sem precisar de interferência humana. Os dados são coletados a partir de estações de telemetria que ficam ao longo do rio Itajaí-mirim, situado no município de Brusque. As estações coletam informações como nível do rio e quantidade de chuva. Esses dados são enviados para uma base de dados central.
Nosso projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de um sistema de informação para apoiar o tratamento de dados das estações de telemetria e disponibilizar uma ferramenta para tomada de decisão.
O projeto tem como objetivo auxiliar aos órgãos de proteção ao meio civil da região, prestar apoio a outras áreas do conhecimento como engenharia civil para fins de planejamento, e futuras pesquisas que convenham a trabalhar com desastres ambientais ou hidrologia.

Data: 3 de dezembro de 2015
Tema: Software testing environment
Orador: Denis Sirbu (MSc student)
Resumo: Este trabalho teve iniciativa como o melhoramento e futuro teste de software que vai ser aproveitado (espero eu) para o novo sistema de testes de software que temos na universidade, ou seja podíamos chama-lo de novo mooshak. Para as pessoas que não estão a par o mooshak é usado para avaliar os trabalhos de alunos de informática em termos de aceitação dos trabalhos (programas) que tem que cumprir uma estrutura de testes de caixa negra depois de uma execução com entradas dadas e gerar certos dados de saída.

Data: 10 de dezembro de 2015
Tema: New technologies and Smart Cities
Orador: Prof. Doutor Amine Berqia


Data: 17 de dezembro de 2015
Tema: Robótica móvel
Orador: Mário Saleiro
Licenciado e Mestre em Engenharia Eléctrica e Electrónica pelo ISE/UAlg,
doutorando em Engenharia Informática no VisLab/FCT/UAlg.
Resumo: Este seminário incidirá sobre o tema da robótica móvel, começando com uma breve introdução sobre o tema, passando depois pela constituição de um robô móvel a nível de hardware e software e pela análise de alguns dos desafios actuais. Será também abordado o tema de "bio-inspired robotics". Por fim será também feita uma análise do estado actual da robótica móvel na UAlg, em Portugal e no mundo.

11 de Fevereiro de 2016
Tema: Centro Ciência Viva Algarve
Oradores: Prof.ª Doutora Cristina Veiga-Pires

18 de Fevereiro de 2016
Tema: Disponibilização de novos Serviços, Cloud Privada e VDI
Oradores: Eng. Adriano Pinto e Dr. Dino Sousa – Administradores de Sistemas

25 de Fevereiro de 2016
Tema: Computação de alto desempenho aplicada a acústica submarina
Orador: Rogério de Moraes Calazan
Doutorando em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações no SiPLAB/FCT/UAlg.
Resumo: Neste seminário será abordado a computação de alto desempenho aplicada a acústica submarina, em particular ao modelo de propagação acústica TRACEO. Inicialmente será realizada uma breve introdução a propagação acústica submarina e aos modelos de propagação acústica. Em seguida será abordado o desenvolvimento de uma plataforma paralela que forneça alto desempenho a implementação do TRACEO em 3D.

3 de Março de 2016
Tema: Reestruturação da Rede estruturada de dados e sem fios da UAlg
Oradores: Eng. Luis Pisco e Eng. Júlio Fernandes – Administradores de Rede


10 de Março de 2016
Tema: Produção de código aberto na UALG -- O Mirone + GMT
Orador: Prof. Doutor Joaquim Luís
Informação prévia sobre Mirone e GMT.
7 de abril de 2016
Tema: A importância da Propriedade Industrial como ferramenta de apoio ao negócio
Oradora: Dra Natércia Pereira
GAPI – Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial
CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia
Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, Pavilhão B1, 8005-139 Faro
Resumo: Nesta sessão será apresentado o Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI) da Universidade do Algarve e abordado o tema da Propriedade Industrial, concretamente através da apresentação das diferentes modalidades de PI para proteção das invenções (Patentes) e dos sinais distintivos do comércio (Marcas e Logotipos).
14 de abril de 2016
Tema: Geogebra: incentivar a aprender matemática
Oradoras: Professoras Maria da Graça Marques e Marília Pires
Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia,
Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005-139 Faro
Resumo: Neste seminário utilizaremos o programa Geogebra para uma abordagem motivadora e divertida do estudo de funções e dos seus gráficos bem como de transformações geométricas conhecidas.

21 de Abril de 2016
Tema: CCMAR
Orador: Professor Doutor Adelino Canário
Resumo: Este seminário terá duas partes. Na primeira será feita uma pequena apresentação do que é o CCMAR, objectivos e principais actividades em que se encontra envolvido. A segunda foca uma parte da investigação realizada pelo orador com foco na comunicação química em pexies, com especial ênfase na recente descoberta de uma feromona emitida pelos machos de tilápia para a qual as fêmeas são atraídas, seguindo-se postura e fertilização dos ovos.

Ano letivo 2014-15



Data: Dia 11 de Setembro de 2014
Tema: Quando os grafos ganham forma.
Oradores: Professoras Doutora Maria da Graça Marques e Doutora Marília Pires
Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve
Resumo: Um grafo é um ente matemático que pode ter múltiplas representações e aplicações. Neste seminário será feita de início uma abordagem/revisão de alguns conceitos de teoria de grafos para, de seguida, se mostrar na prática como os grafos e alguns resultados fundamentais com eles relacionados se podem motivar e materializar através de balões de modelagem.
Ilustração

Data: Dia 18 de Setembro de 2014
Tema: Estimação de temperatura em tecidos induzida por ultrasom terapêutico
Oradores: Profª Doutora Maria da Graça Ruano

Data: Dia 25 de Setembro de 2014
Tema: Caviar Portugal - Necessidades de monitorização e controlo em aquicultura e aquaponia
Oradores: Dr. Paulo Pedro, Diretor Executivo da Caviar Portugal (https://pt-pt.facebook.com/caviarportugal)
Resumo: Nesta comunicação será abordado o tema da aquicultura focando sistemas de recirculares e a sua integração com sistemas de hidroponia. Serão ainda discutidas algumas soluções de monitorização e controle que estão a ser implementadas nas instalações da Caviar Portugal.

Data: Dia 2 de Outubro de 2014
Tema: (Bio)nanotecnologia/nanomedicina: um mundo de oportunidades para as ciências exatas e engenharias.
Oradores: Prof. Doutor José Figueiredo
Resumo: O século XX demonstrou que o impacto social e o potencial tecnológico de um dispositivo (e.g. electrónico) são inversamente proporcionais ao seu tamanho. As nanotecnologias prometem ir muito para além da miniaturização de dispositivos. Pretendem atribuir aos nanoprodutos funcionalidades até há pouco consideradas do domínio da ficção científica. As ciências da saúde estão entre as áreas que mais irão beneficiar com as descobertas e produtos das nanotecnologias (bionanotecnologia, nanobiotecnologia, nanomedicina, etc.). No seminário abordam-se algumas das proposta das nanotecnologias: apresentação inicia-se com uma breve apresentação dos fundamentos das nanotecnologias, prossegue com a exposição das principais propostas nos campos da prevenção, do diagnóstico e do tratamento de doenças, com destaque para o cancro, seguindo-se a abordagem dos problemas de biocompatibilidade/toxicidade, da necessidade de comunicação com os nanosistemas no interior do corpo humano, e das questões ambientais e sociais criadas pelos nanoprodutos.
Materiais: http://w3.ualg.pt/~jlongras/Seminarios-deei-02-10-2014.swf

Data: Dia 9 de Outubro de 2014
Tema: Transdutores electrónicos para comunicar com neurónios
Orador: Pedro Inácio, Mestre em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, UAlg


Data: Dia 16 de Outubro de 2014
Tema: Introdução ao processamento massivamente paralelo com CUDA
Oradores: Florentino Bexiga, Mestrando em Engenharia Informática, CEOT, UAlg
Resumo: Nos dias que correm, não só no mundo académico mas também empresarial, aparecem cada vez mais ideias e projectos que lidam com grandes volumes de dados. Quando estes projectos se apresentam, para obter resultados em tempo útil, uma das possibilidades é tirar o máximo partido da tecnologia ao nosso dispor e proceder à paralelização dos algoritmos usados. Posto isto, este seminário pretende abordar de forma introdutória o tema do processamento massivamente paralelo com GPUs usando as bibliotecas CUDA da Nvidia. Especificamente, pretende-se explicar de forma simples o que são estas bibliotecas e alguns conceitos por trás do seu funcionamento, mostrar a estrutura de um programa CUDA, fazer uma pequena demonstração e finalmente listar alguns recursos para os mais interessados.

Data: Dia 23 de Outubro de 2014
Tema: Electrónica ao metro quadrado (Fabricação de circuitos e componentes electrónicos por jacto de tinta em grandes áreas).
Oradores: Vitaly Parkula, Mestrando em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações
Resumo: Impressão a jacto de tinta tem atraído a atenção como uma nova tecnologia para a produção de componentes electrónicos, de grande área, a baixo custo. A electrónica impressa irá ser fina, leve, flexível e inofensiva para o meio ambiente, possibilitando a criação de uma ampla gama de componentes e circuitos electrónicos que podem ser produzidos em massa e integrados em novas aplicações, como por exemplo nos dispositivos portáteis.
Este seminário descreve a investigação efectuada no Departamento de Engenharia Electrónica e Informática da Universidade do Algarve no campo da electrónica orgânica impressa. Este trabalho é desenvolvido no âmbito de um projecto europeu “Technology & Design Kit for Printed Electronics” (TDK4PE).

Data: Dia 30 de Outubro de 2014 às 12:30
Tema: Vantagens da Elastosonografia no diagnóstico da Lesões Mamárias. Abordagens Futuras.
Oradores: Prof.ª Drª Teresa Figueiredo, DCBM, Universidade do Algarve


Data: Dia 6 de Novembro de 2014
Tema: Aprende a aprender
Orador: Prof. Doutor Igor Khmelinskii
Resumo:Muitos alunos, mesmo os que apresentam boas notas, têm grande dificuldade em assimilar os conhecimentos de forma duradoura e reutilizável, esquecendo rapidamente tudo o que aprendem para os testes e exames. Esta palestra pretende discutir os mecanismos de memorização e propor alterações aos hábitos de estudo com o objectivo de melhorar os resultados de aprendizagem.

Data: Dia 13 de Novembro de 2014
Tema: A vida para além do SQL: Bases de Dados Orientadas a Grafos
Orador: Florentino Bexiga, Mestrando em Engenharia Informática, CEOT, UAlg
Resumo: Nós vivemos numa era altamente orientada a dados; tudo o que fazemos, dizemos, onde vamos, com quem estamos e muito mais, tudo é registado de alguma ou outra forma. Posto isto, muitos são os serviços na web que tiram partido desta informação de forma a ajudar-nos em diversos aspectos da nossa vida, sendo os mais poderosos sem dúvida aqueles que conseguem tirar partido das relações entre os vários tipos de dados de forma eficiente. Para criar um web service capaz deste tipo de tarefa, muitas vezes a "linguagem mais rápida" ou o "melhor algoritmo" não chegam, sendo preciso pensar primeiro em como guardar os dados eficientemente. Neste aspecto, cada vez mais as famosas bases de dados relacionais não servem para o pedido, sendo preciso tomar outras medidas. Neste seminário pretende-se mostrar o conceito de bases de dados orientadas a grafos: o que são, quais as diferenças em relação a outros tipos de bases de dados e quais as vantagens, culminando com um exemplo de um SGBD do género, o Neo4j, numa tentativa de mostrar aos interessados uma nova visão acerca das bases de dados.

Data: Dia 20 de Novembro de 2014
Tema: Shell Scripting - Uma competência básica para a administração de sistemas operativos
Oradores: Prof. Doutora Margarida Madeira e Moura
Resumo: A utilização de shell scripts permite a automação de tarefas repetitivas ou execução em larga escala, diminuindo a probabilidade de erros na operação corrente. Recorrendo à bash e a powershell exemplifica-se a criação de scripts para os sistemas operativos Linux e Microsoft.

Data: Dia 27 de Novembro de 2014
Tema: Aprendizagem Máquina aplicada à classificação de frutas com recurso a dados não invasivos
Oradores: Florentino Bexiga, Mestrando em Engenharia Informática, CEOT, UAlg
Resumo: A Aprendizagem Máquina é um ramo multidisciplinar da Inteligência Artificial que se foca na criação de sistemas que conseguem aprender através de dados e possui uma vasta panóplia de domínios de aplicação. Entre eles, um exemplo de aplicação é a determinação da qualidade de produtos como frutas ou vegetais, usando dados não destrutivos, i.e, dados que não impliquem danificar o produto. Esta apresentação foca-se num resumo daquele que foi um trabalho de tese sobre o mesmo tema e descreve como um sistema deste género pode ser criado, desde a recolha dos dados, até a obtenção final do modelo de classificação.

Data: Dia 4 de Dezembro de 2014
Tema: Deploying GA in a Grid Computing Framework
Oradores: Dr. Sérgio Baltazar, Mestrando em Engenharia Informática
Resumo: Genetic algorithms (GA) play a very noticeable role for solving optimization problems, including many scientific, economic and socially relevant ones. In real-world applications the runtime of GAs can be computationally demanding mainly due to the requirements on the population size. This issue can be mitigated using parallelization, which can lead to faster and better performing GAs. Although most of the existing implementations of Parallel Genetic Algorithms (PGAs) use either clusters or massively parallel processing (MPP), grid computing is economically relevant (can be built with out-of-date computers) and has some advantages over clusters such as no centralized control, security and access to distributed heterogeneous resources in dynamic worldwide virtual organizations.
A possible way of decentralizing a population is distributing it by a set of processing nodes (islands) which periodically exchange (migrate) candidate solutions. This work aims at providing a technically sound answer to the research question:
What is the fastest Island Model topology for solving TSP instances using an order-based genetic algorithm, in a distributed heterogeneous grid computing environment, without losing significant fitness comparatively to the correspondent sequential panmictic implementation of the same algorithm?

Data: Dia 11 de Dezembro de 2014
Tema: Os computadores na investigação das moléculas da vida.
Oradores: Prof.ª Doutora Leonor Cruzeiro-Hansson
Resumo: As proteínas são as máquinas da vida uma vez que elas medeiam a maior parte dos processos que têm lugar dentro das células. Para realizar as suas funções as proteínas precisam de assumir uma estrutura bem definida, conhecida por estrutura nativa. Uma questão fundamental sobre as proteínas é a seguinte: considerando que mesmo uma proteína pequena tem cerca de mil átomos como é que, de entre o número imenso de estruturas possíveis, as proteínas chegam quase sempre à estrutura nativa? Neste seminário falar-se-á da resposta ortodoxa a esta pergunta, das incongruências da ortodoxia e de uma proposta diferente. Falar-se-á também do papel essencial dos computadores para este tipo de investigação.

Data: Dia 18 de Dezembro de 2014
Tema: Nano-Electrónica orgânica implantável para a regeneração de tecidos nervosos
Oradores: Ana Mestre, IT e UAlg


12 de Fevereiro de 2015
Tema: Apresentação da empresa e do Challenge IT@Algarve
Oradores: Equipa da Deloitte Consultores, S.A.

19 de Fevereiro de 2015
Tema: Um admirável mundo novo: processar a linguagem natural
Orador: Prof. Doutor Jorge Batista
UALG-FCHS-CECL & INESC-ID Lisboa
https://www.researchgate.net/profile/Jorge_Baptista

Resumo: O processamento de língua natural é uma área em rápido desenvolvimento e cheia de desafios, que recruta os talentos de engenheiros informáticos e linguistas e que procura dar resposta a necessidades da vida quotidiana, desenvolvendo aplicações que vão desde a tradução (automática/assistida) à correção ortográfica, de sistemas de pergunta/resposta a agentes e sistemas diálogo ligados a sistemas periciais, ou a análise e síntese de fala.

Nesta breve apresentação, daremos exemplos de algumas destas aplicações e do tipo de qualificações que é necessário adquirir para se construir sistemas eficientes, capazes de lidar com os desafios, tanto computacionais como linguísticos, a que é preciso responder.

Para tal, há um mercado emergente, especialmente a nível internacional, e que recruta sobretudo engenheiros informáticos. Esta indústria crescente precisa de — e exige! — dos profissionais da área um conjunto de competências que incluem não só a programação ou técnicas de aprendizagem automática, mas também um conhecimento prático dos principais aspetos do funcionamento da língua natural, em múltiplas das suas componentes (fonológica, morfológica, sintática, semântica e pragmática).

26 de Fevereiro de 2015
Tema: Uso da eletrónica e da informática na agricultura
Orador: Prof. Doutor Amílcar Duarte, FCT, UAlg
Resumo:
Conceito de agricultura. Evolução da agricultura.
Uso da eletrónica e da informática na agricultura:
· Recolha de dados climáticos
· Controlo ambiental em estufas
· Monitorização da água no solo
· Rega
· Aplicação de produtos fitofarmacêuticos
· Agricultura de precisão
· Hidroponia
· Pós-colheita
Uso da eletrónica e da informática na investigação agrária.

Data: 5 de Março de 2015
Tema: Eu participo, tu partilhas, nós cooperamos. Onde está o desktop nas redes sociais?
Oradores: Prof. Drª Ana Paiva, FCHS
Resumo:
O desenvolvimento das tecnologias participatórias características da Web e dos media sociais na atualidade decorre da enorme adesão dos utilizadores que têm promovido esta cultura marcada pela multiplicidade de processos e contextos de utilização.
O que nos leva a participar e partilhar nas redes sociais? O que explica o movimento de construção social do conhecimento que se tem verificado na criação da Wikipédia, a enciclopédia colaborativa online, onde a participação não é regulada segundo a natureza da autoridade como habitualmente conhecida, e cujos conteúdos são gerados por processos de edição e discussão entre pessoas, que na esmagadora maioria das vezes se desconhecem e contribuem anonimamente? Onde é que as pessoas encontram tempo e motivação para estas contribuições nas quais agregam ‘coisas que fazem’ e partilham entre si? O que nos leva a contrariar deste modo, a tendência negativa a reduzir o contacto social e atividades relacionais que tipicamente se verificava com o consumo televisivo nos últimos 50 anos, envolvendo-nos nestas novas formas de agir?
Nesta breve apresentação daremos exemplos de boas histórias para, a partir delas, refletirmos sobre algumas formas pelas quais as pessoas, cidadãos mais e menos jovens, têm começado voluntariamente a fazer e compartilhar ‘coisas’. Em conjunto pensaremos, por exemplo, porque se têm afastado os jovens dos media que pressupõem consumo passivo, escolhendo os que permitem maior rapidez, maior interatividade e permitem estar sempre ‘on’ dando continuidade aos processos de trocas e interações consoante a vontade e/ou necessidade de momento. Nesta procura de ‘pistas’ sobre os processos de uso das tecnologias digitais, móveis, em rede, o nosso foco principal está centrado no modo como as pessoas moldam e influenciam os media pela forma como os usam e, por outro lado, no modo como os contextos educacionais nos podem ajudar a desenvolver as literacias necessárias ao envolvimento nesta cultura participativa.

12 de Março de 2015
Tema provisório: Introdução ao Python no contexto das linguagens multiparadigma
Oradores : Aléxio Rodrigues, Miguel Costa, Paulo David,
Resumo: Uma apresentação sobre as principais funcionalidades da linguagem e o seu enquadramento no mercado.

19 de Março de 2015
Tema: O que é o SAP?
Oradores: Bruno Batista, Fábio Rodrigues, Filipe Barros
Resumo: O SAP é um Sistema de Gestão criado por uma empresa Alemã, a SAP. Pretendemos dar a conhecer a comunidade académica um pouco sobre o SAP, a sua linguagem de programação, o ABAP e onde se situa no mercado de trabalho, em que empresas e mercados podemos trabalhar.
Conteúdos:
O que é o SAP?
Onde se aplica no mercado de trabalho?
- Onde trabalhar (Empresas/Mercados)
- Clientes
- Salários
Sintaxe
- Linguagem ABAP
- Selects / Inner Join / Define Data Types (Scructure)
- Smartforms
- ALV
- Batch Input
Mobilidade
- Neptune

26 de Março de 2015
Tema: Utilização de electrónica reconfigurável em instrumentação - Exemplo do MagNMR
Orador: Prof. Doutor José Mariano
Resumo: A instrumentação electrónica desenvolvida no âmbito da Física Experimental reveste-se frequentemente do carácter de prototipagem, uma vez que o objectivo é produzir um número reduzido de unidades, muitas vezes uma apenas, que são sujeitas a vários refinamento até à versão final, à medida que a concepção da própria experiência evolui. Para este tipo de aplicações, o recurso à electrónica reconfigurável, em particular às FPGA's, pode revelar-se vantajosa, uma vez reduzem o tempo de bancada, eliminado as fases de prototipagem e depuração das PCI's. As poderosas ferramentas de CAD/CAE fornecidas pelos fabricante permitem também realizar apreciáveis poupanças de tempo e recursos na fase de desenvolvimento. Neste seminário ir-se-á exemplificar a utilização de FPGA no desenvolvimento de instrumentação em Física, utilizando como exemplo o Espectrómetro de NMR para materiais magnéticos (MagNMR) desenvolvido no Departamento de Física da UAlg.

9 de Abril de 2015
Tema: Os eletrões, os micróbios e a informática
Oradora: Prof. Doutora Margarida Reis
Resumo: Partindo da introdução às dimensões dos micróbios e à sua diversidade, pretende-se demonstrar como a eletrónica e a informática foram cruciais para que a humanidade ganhasse acesso ao mundo invisível dos micróbios e pudesse por um lado beneficiar da sua utilização na produção dos mais diversos produtos, e por outro obter modos de controlar os seus potenciais malefícios. Por fim tentar-se-á abrir uma janela sobre as aplicações em desenvolvimento, em que a Microbiologia do futuro se pretende apoiar.

16 de Abril de 2015
Tema: A Informática na Farmácia
Oradores: Estudantes de Ciências Farmacêuticas sob orientação da Prof.ª Doutora Custódia Fonseca
Resumo: As ferramentas informáticas que o farmacêutico utiliza no desempenho da sua profissão constitui o objecto de exposição desta palestra. Nela iremos descrever sumáriamente o software usado na farmácia comunitária, as aplicações com utilidade farmacêutica, os sites com informação relevante para o farmacêutico; os blogges e as redes sociais utilizadas pelo farmacêutico.


23 de Abril de 2015
Tema: Organic Bioelectronics for Regenerative Medicine
Orador: Fabio Biscarini (http://personale.unimore.it/rubrica/dettaglio/fbiscari)
Life Science Dept., Università di Modena e Reggio Emilia, Via Campi 183, 41125 Modena, Italy

Resumo: Electronic transducers of neuronal cellular activity are important devices in neuroscience and neurology. Organic field-effect transistors (OFETs) offer tailored surface chemistry, mechanical flexibility, and high sensitivity to electrostatic potential changes at device interfaces. These properties make them attractive for interfacing electronics to neural cells and performing extracellular recordings and stimulation of neuronal network activity.
Here I will present an emerging area of interest where the OFET is used as a gauge to supply a variety of electrical, chemical and electrochemical stimuli to neuronal cells, in an effort to stimulate their residual plasticity else to differentiate neuronal stem cells into neurons. I will overview the advances of the EU project “Implantable Organic Nanoelectronics” (iONE-FP7) which was aimed to the use of organic electronics in implantable devices for the treatment of the spinal cord injury (SCI). I will discuss the direction of further development towards in-vivo experiments on animal model of the SCI.
This work involves collaboration of several partners, that I would like to acknowledge through the principal investigators: S. Pluchino (Univ. of Cambridge), M. Berggren and D. Simon (Univ. Linkoeping), F. Zerbetto and S. Rapino (Univ. of Bologna), P. Greco (Scriba Nanotecnologie Srl Bologna), L. Occhipinti (ST Microelectronics Catania), D. Vuillaume (CNRS, Lille), R. Garcia (CSIC Madrid), H. Gomes (Univ. do Algarve), R. Frycek (Amires Sarl, Neuchatel), V. Velebny (Contipro Dolni Dobrouc), T. Cramer, M. Murgia, A. Campana (CNR-ISMN Bologna), G. Foschi, S. Casalini, C. A. Bortolotti, N. Saendig (UNIMORE).
This work is supported by EU NMP Project I-ONE Grant Agreement n. 280772.

30 de Abril de 2015
Tema: Biologia, ecologia e conservação de charcos temporários
Oradora: Prof.ª Doutora Margarida Cristo
Resumo: Pretende-se com este seminário dar uma visão sobre os charcos temporários mediterrâneos, protegidos sob a diretiva habitats, onde falaremos sobre a sua importância do ponto de vista de biologia, ecologia e conservação. Como os grandes branquiópodes são um grupo característico destes habitats o seminário incidirá maioritariamente sobre este grupo de crustáceos e sobre as ferramentas de estatística multivariada que nos ajudam a perceber as relações deste grupo animal e o ambiente em que vivem.

7 de Maio de 2015
Tema: Multi Objective Optimization: solving the Vehicle Routing Problem
Orador: André Mazayev, MEI
Resumo: Numa apresentação simples, o problema é apresentado,com a descrição das suas aplicações práticas e, de forma genérica, de alguns métodos de resolução já existentes, sendo a apresentação complementada com a explicação da abordagem do autor para a resolução do problema em causa.

14 de Maio de 2015 extraordinariamente às 11:30
Tema: Charge transport mechanisms across ultra-thin CuPc molecular heterojunctions
Orador: Dr. Carlos César Bof Bufon
Brazilian Nanotechnology National Laboratory (LNNano)
Brazilian Center of Research in Energy and Materials (CNPEM)
Campinas – SP, Brazil
http://lnnano.cnpem.br/laboratories/dsf/
Resumo: The understanding of the charge transport mechanisms across ultra-thin organic semiconductors is one of the important keys for the engineering of emerging organic-based technologies. Recently, one of us have shown that the charge transport mechanisms across vertical heterojunctions based on physisorbed ultra-thin copper phthalocyanine (CuPc) films, can be precisely determined and controlled over a wide range of temperatures and electric fields [1]. In addition, for the Au/CuPc/Au heterojunctions, the observed macroscopic electrical characteristics are similar to what have been reported for chemisorbed molecular junctions [2]. For instance, the transition from thermally activated transport to tunneling is verified regardless of the nature of the molecule-contact bonding. Here we further employ this type of heterojunction to investigate the changes on charge transport mechanisms as the molecular layer gets thinner (from 40 nm to 4 nm). In order to avoid the interdiffusion of metallic atoms during the top electrode preparation, the heterojunction was prepared by combining standard microfabrication methods with the strain engineering of metallic nanomembranes [1,3]. Similar to what have been reported to chemisorbed molecular junctions, we observed that at high electric fields, the conduction across physisorbed CuPc-based heterojunctions is dominated by activated hopping for films thicker than 15 nm. Bellow this value tunneling takes place. At low electric fields, the activation transport can be observed down to 6.5 nm. We confirm that the conduction at high temperatures and low electric fields is mainly due to charge localization sites. By decreasing the temperature, a continuous transition from direct tunneling to field emission takes place by increasing the voltage bias for films bellow 15 nm. In this case, the charge transport across the localized sites is suppressed. In conclusion, the important macroscopic features commonly observed on electrical transport across chemisorbed molecular layers can also be manifested on physisorbed heterojunctions. This observation evidences that, depending on the application, the covalent bonding between electrode and molecule is, in some extent, not particularly essential.
[1] Bof Bufon, C.C. et al. J. Phys. Chem. C., 2014; [2] Yan, H. et al. PNAS, 2013; [3] Bof Bufon, C. C. et al. Nano Lett., 2011.

21 de Maio de 2015
Tema: Visão por Computador aplicada à Interação Humano-Computador e à Realidade Aumentada: aplicações práticas
Orador: Prof. Doutor João Rodrigues, ISE, UAlg
Resumo:O objetivo desta palestra é dar a conhecer o que é a Visão por Computador e as suas aplicações. Apresentam-se os passos típicos de um sistema de visão por computador, desde a aquisição de imagem, a extração de características até à tomada de decisão (como se parte de uma imagem e se chega ao reconhecimento de faces e objetos). Exemplificam-se os conceitos com algumas aplicações práticas usando camaras e sensores 3D (executadas on-site com a colaboração dos intervenientes). Complementa-se com a apresentação de exemplos de aplicações realizadas na UALG, que incluem, Interação Humano-Computador, Realidade Aumentada e Holografia.

28 de Maio de 2015
Tema: Tomossíntese, a revolução entre a TC e a Mamografia Digital
Oradora: Prof.ª Dr.ª Teresa Figueiredo, DCBM, UAlg
Resumo: A mamografia digital é a técnica radiológica que possibilita a visualização bidimensional da mama (2 D), de um órgão tridimensional. O detetor digital tem melhores resultados em relação à resolução espacial, DQE – eficiência quântica do detetor e detalhe de contraste, mas a sobreposição de estruturas particularmente em mamas densas, condicionava limitações ao diagnóstico, num órgão que é tridimensional. Esta perda de resolução levou ao desenvolvimento de uma técnica que associa a mamografia digital à multiplicidade de cortes pela angulação do detetor, ou pela angulação do detetor e movimento da mesa simultaneamente, a Tomossíntese.
Áreas de encapsulamento estromático, dispersão arquitetural ou microcalcificações agrupadas ou sobrepostas a nódulos são visualizadas com maior acuidade por esta técnica, reduzindo os falsos negativos da mamografia pela sua descriminação 3D. O trabalho identifica os princípios físicos da técnica de imagem, da aquisição e processamento, exemplificando com casos clínicos as vantagens da Tomossíntese.


Ano letivo 2013-14



Data: Dia 27 de Novembro de 2013
Tema: Apresentação do NEI - Núcleo de estudantes de Eletrónica e Informática
Oradores: Fábio Cabrita e Vitaly Parkula

Data: Dia 11 de Dezembro de 2013
Tema: The psychology of Global Warming
Oradores: Prof. Doutor Peter Stallinga

Data: Dia 18 de Dezembro de 2013
Tema: Event-Driven Bio-Inspired Artificial Vision
Oradores: Prof. Bernabe Linares-Barranco,
Full Professor (Profesor de Investigacion) CSIC
Instituto Microelectronica Sevilla (IMSE)
National Microelectronics Center, CNM-CSIC
Av. Americo Vespucio s/n
41092 Sevilla, SPAIN

Data: Dia 14 de Fevereiro de 2014
Tema: Ocean soundscape imaging
Língua: Inglês e Português
Orador: Professor Doutor Sérgio M. Jesus
SiPLAB, FCT - Univ. of Algarve, Campus de Gambelas
8005-139 Faro, Portugal
http://w3.ualg.pt/~sjesus/
Resumo:
On most peoples imagination sound in the ocean relates to sonar for submarine detection and to the sounds emitted by marine mammals. Possibly, popular tv series and movies (e.g. "The Hunting of the Red October", "Flipper", "Willy" and others) have mostly contributed to this.
What is less known are the multiple scientific and society related applications of sound in the ocean ranging from seismic, nuclear monitoring, oil and gas exploration, marine life, ice cover and pollution monitoring, global warming detection, port and infrastructure security, underwater communications, etc.
This talk is intended as an overview on the usage of sound for oceanic applications with its implications for and advances in engineering, oceanography, geology, marine biology and offshore activities. The talk is directed to the general public.
http://www.siplab.fct.ualg.pt/

Data: Dia 21 de Fevereiro de 2014
Tema: Os Serviços de Informática da UAlg – Componente Tecnológica para a Comunidade Académica
Orador: Joel Guerreiro
Resumo:
· Missão dos Serviços de Informática da UAlg
· Apresentação da estrutura dos Serviços de Informática da UAlg
· Serviços prestados e componente tecnológica
· Projetos em curso e projetos futuros dos Serviços de Informática
· Espaço para debate e esclarecimento de dúvidas
Sobre o orador:
· Diretor dos Serviços de Informática da UAlg
· Licenciado em Informática e Mestre na Área de Sistemas de Informação

Data: Dia 28 de Fevereiro de 2014
Tema: O sistema de álgebra computacional Mathematica: uma nova abordagem no Ensino da Matemática
Orador: Prof. Doutora Ana C. Conceição
Materiais:
https://listas.ualg.pt/wws/d_read/seminarios-deei/Materiais/Seminario%20DEEI%2028%20fevereiro%202014_Ana%20Conceicao_slides.pdf

Data: Dia 7 de Março de 2014
Tema: Criação de software educacional dinâmico e interativo: o conceito F-Tool
Orador: Prof. Doutora Ana Conceição
Materiais:
https://listas.ualg.pt/wws/d_read/seminarios-deei/Materiais/Seminario%20DEEI%207%20marco%202014_Ana%20Conceicao_slides.pdf

Data: Dia 14 de Março de 2014
Tema: Seis linguagens em três meses
Orador: Professor Doutor Pedro Guerreiro
Materiais:
http://w3.ualg.pt/~pjguerreiro/sites/20_aed_1314/videos/seminario_20140314/palestra.html
https://listas.ualg.pt/wws/d_read/seminarios-deei/Materiais/Seminario%20DEEI%20marco%2014%20Seis_Linguagens.pdf
Data: Dia 21 de Março de 2014
Tema: Moeda Virtual Bitcoin
Oradores: João Martins Rei, Lino Gonçalves e Vitaly Parkula
Descrição: Introdução sobre a moeda virtual Bitcoin e explicação do seu funcionamento;
Apresentação de uma máquina de processamento de Bitcoin

Data: Dia 28 de Março de 2014
Tema: Dengun + Desenvolvimento de Aplicações Web em Django.
Oradores: Lawrence Braun, Miguel Fernandes, Pedro Saiote (http://www.dengun.com/pt/sobre-nos/)
Resumo: A apresentação tem como objetivo dar a conhecer a Dengun, a sua equipa, e as suas ferramentas de desenvolvimento, aos alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Data: Dia 4 de Abril de 2014
Tema: Processamento de Imagem para sistemas biológicos
Orador: Prof. Doutor Hamid Shahbazkia

Data: Dia 11 de Abril de 2014
Tema: Optoelectrónica para a agricultura
Orador: Prof. Doutor Rui Guerra
Resumo:
Verifica-se actualmente uma tendência crescente para introduzir nos processos de produção agrícola instrumentos de monitorização óptica com o fim de acompanhar a maturação e/ou as doenças das culturas. Os mesmos instrumentos estão também a ser utilizados na pós-colheita, com o objectivo de monitorizar a evolução das frutas e vegetais armazenados. Esta área de trabalho envolve competências múltiplas: óptica, optoeléctrónica, informática e biologia. Nesta palestra apresenta-se brevemente a actividade que é desenvolvida nesta área no CEOT. Os temas principais que aqui são abordados incluem a determinação não-destrutiva da qualidade interna da fruta por meios ópticos e a monitorização óptica de fisio-patologias. Apresentam-se os principais problemas envolvidos: os conceitos básicos de biologia, a instrumentação, o tratamento de sinal, os métodos de previsão utilizados, a transposição do sistema para um calibrador de fruta industrial e as ideias para o futuro.

Data: Dia 2 de Maio de 2014
Tema: Aprende a aprender
Orador: Prof. Doutor Igor Khmelinskii (ikhmelin@ualg.pt)
Resumo:
Muitos alunos, mesmo os que apresentam boas notas, têm grande dificuldade em assimilar os conhecimentos de forma duradoura e reutilizável, esquecendo rapidamente tudo o que aprendem para os testes e exames. Esta palestra pretende discutir os mecanismos de memorização e propor alterações aos hábitos de estudo com o objectivo de melhorar os resultados de aprendizagem. Apresentação em https://listas.ualg.pt/wws/d_read/seminarios-deei/Materiais/Learn_to_Learn_2014_05_02.pdf


Data: Dia 16 de Maio de 2014
Tema:Química Teórica Computacional
Orador: Prof. Doutor João Brandão
Centro de Investigação em Química do Algarve
Descrição: Ilustrando algumas potencialidades da Química Computacional, mostrar-se-á como é possível modelar a combustão do hidrogénio partindo apenas de primeiros princípios, isto é, usando apenas constantes e leis da física e sem recorrer a qualquer informação experimental

Data: Dia 23 de Maio de 2014
Tema: Programs that program themselves: evolving sorting algorithms by Gene Expression Programming
Oradores: David Neto and Yaser Alamin (alunos do Mestrado de Engenharia Informática)

Data: Dia 30 de Maio de 2014
Tema: Química, Electrónica e Informática: uma troika feliz.
Oradora: Prof.ª Doutora Maria de Lurdes Cristiano
Resumo:
Refere-se a contribuição da Química para a Electrónica, por exemplo através do desenvolvimento de materiais litográficos usados na fabricação de componentes electrónicos. Aborda-se em seguida a contribuição da Electrónica e da Informática para a investigação em Química, por exemplo através do desenvolvimento de máquinas e programas que tornam possíveis os cálculos automáticos da estrutura e propriedades das moléculas e os estudos in silico usados em Química Medicinal.

Top of page